apostas propostas – algumas novidades

New Young Pony Club
«Optimist»
Edel

A anteceder o seu regresso a Portugal, marcado para o próximo dia 9 de Julho, quando comparecerem num dos palcos da edição deste ano do Optimus Alive!, os New Young Pony Club lançam no mercado discográfico nacional o seu segundo álbum de originais, “Optimist” (em Inglaterra saído em Março passado). E o mínimo que se pode dizer do sucessor de “Fantastic Playroom” (já de si excelente) é que os patamares de exigência e qualidade foram suplantados, o que nem sempre é fácil em tratando-se do sempre difícil segundo disco. Às primeiras audições, o que nos parece é que este trabalho é muito mais personalizado, algo simultaneamente mais introspectivo e mais livre, o que nada deve ser alheio ao facto de a banda inglesa se ter desvinculado da sua editora para arcar, a expensas próprias, com a produção do álbum. Muito mais coeso, também muito mais enérgico, Tahita Bulmer e companheiros assinam um disco que no imediato se entranha, logo a partir do primeiro e excelente tema “Lost a Girl”. Mas há mais momentos de graça entre estas dez novas canções que balançam entre um pós-punk e uma new wave, em que linhas de baixo (do ex-We Smoke Fags e novo membro na banda Lee) e percussão (Sarah Jones) assumem prevalência, concorrendo à altura com a guitarra Andy Spence e os teclados de Lou Hayter. “Chaos”, “The Optimist”, “We Want To”, “Dols”, “Oh Cherie”, são disso exemplo, onde igualmente se reconhecem as marcas electro-pop com que a banda, essencialmente, seu deu a conhecer ao mundo. Aí se vislumbra também alguma genética devedora das sonoridades dos anos 80, sobretudo por via dos teclados e da voz de Tahita, dados que, em conjunto, nos fazem recordar amiúde o tom festivo de uma das grandes bandas desses idos: os B52. Em suma, excelente complemento a qualquer discoteca que se preze.

The Dead Weather
«Sea of Cowards»
Farol Música

Os The Dead Weather estão de volta ao mercado com o seu segundo de originais, este poderoso “Sea of Cowards”. Alisson Mosshart (The Kills), Jack White (White Stripes/ The Racounters), Jack Lawrence (The Racounters) e Dean Fertita (Queen of the Stone Age) fazem deste sucessor de “Horehound” um hino à essência do rock. “Die By the Drop” foi o primeiro single lançado, fabuloso acepipe de entrada numa ementa musical variada e desconcertante, servida pelo prolífico e genial mestre de serviço Jack White.

Foals
«Total Live Forever»
Farol Música

Os Foals são mais uma das boas novidades pop/rock surgidas no reino de sua majestade. Editam agora entre nós o seu segundo álbum de originais, este “Total Live Forever” que reúne um lote de canções muito recomendáveis. Oriundo de Oxford, o colectivo liderado pelo vocalista Yannis Philippakis rubrica um som com personalidade, assente numa pungente linha de guitarras, desenhando uma arquitectura sonora apelativa, cheia de modulações que se casam na perfeição com a estranheza da voz de Yannis. A ouvir.

Deftones
«Diamond Eyes»
Farol Música

Com 11 faixas, os Deftones apresentam o seu novo álbum, “Diamond Eyes”. Um regresso que se saúda depois de um hiato de 4 anos, mas que compensa uma vez escutados os novos temas compostos por Chino Moreno e companhia. Hard Rock, sim, mas com apontamentos vários de Heavy Metal, Nu-Metal e até registos alternativos, o disco revela uma evolução contínua. Nick Raskulinecz (Alice in Chains, Foo Fighters), na produção, e Paul “Fig” Figueroa (Alice in Chains, Bad Religion), na gravação, contribuem para tal.

LCD Soundsystem
«This is Happening»
EMI Music

O novo álbum dos LCD Soundsystem, colectivo do senhor James Murphy, já rola nas rádios propondo, uma vez mais, encontro com um naipe de canções electro-pop de refinada composição. Gravado em LA, nos estúdios da DFA, todo o disco foi escrito e produzido por Murphy, donde o seu carácter muito sólido e uno. Não tão convincente, a uma primeira audição, como o anterior “Sound of Silver” (de 2007), “This is Happening” é, contudo, um disco de que se aprende a gostar. Sobretudo, a tempo de os ir ver ao Optimus Alive!

American Idiot
«American Idiot»
Farol Música

Não será propriamente uma novidade. E, porém, não deixa de o ser. “American Idiot”, o celebrado álbum dos Green Day, foi transposto aos palcos da Broadway em Nova Iorque e o resultado da experiência, a que se juntaram ainda alguns temas de “21st Century Breakdown”, chega agora a disco. O álbum conta com a participação de 24 membros do elenco, mostrando a versatilidade dos Green Day. No mínimo, curioso! Estreado este ano nos palcos do St. James Theatre, o enredo foi escrito por Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool.

Natalie Merchant
«Leave Your Sleep»
Nonesuch/ Warner Music

Ex-voz dos 10.000 Maniacs, Natalie Merchant já há alguns anos enveredou por uma ambiciosa carreira a solo, alinhavando um novo percurso musical, de cariz mais personalizado. Desde 2003 que não gravava novo disco mas eis que agora regressa em grande e em duplo registo. “Leave Your Sleep” é um álbum de toada intimista em que a cantora, de alguma forma, revisita a sua infância pegando, para o efeito, em textos de poetas dos séculos XIX e XX. Com predomínio de sonoridades folk, um disco para ‘memória futura’.

Os Pontos Negros
«Pequeno-Almoço Continental»
Universal Music

Após o surgimento ainda sob a label Flor Caveira e depois do muito justamente saudado “Magnífico Material Inútil”, Os Pontos Negros (talvez a banda nacional com nome mais duvidoso) voltam à edição com o terceiro de carreira, intitulado “Pequeno-Almoço Continental”. O novo disco de Jónatas Pires e comparsas deixa, contudo, em nosso entender, muito a desejar, repetindo fórmulas e processos, parecendo que a todo o instante as letras correm penosamente atrás das melodias. Às vezes, saber esperar é preciso!

~ por pedroteixeiraneves em Maio 26, 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: