com molho picante? – um conto que não chegou a sê-lo, ou sê-lo-á?

Com molho picante?

Paulinho Pitbull, nome de guerra. A chegar aos trinta anos. Dono de churrasqueira na Brandoa, negócio herdado do pai que entretanto fugira com uma cigana moderna. A mãe faleceu de desgosto. Kickboxer nos tempos livres no Brandoa Kick Club, de que é sócio fundador e cujo slogan é Brandoa a Quem Doer. Adepto de tunning. Tem um Fiat Punto kitado com tecnologia de ponta. Não hesita em mostrar o seu bom coração. De forma graciosa, faz publicidade a causas humanas no balcão do estabelecimento – um dos últimos anúncios que lá tivera era relativo a uma menina da Musgueira que precisava de um «transplante de medusa», tal qual escreveu certa vez numa folha A4 onde aparecia a fotografia da menina e do seu gato.

Eduardo Micael, mais conhecido por Micas. Rapaz dado a leituras, algo insólito no bairro em que cresceu. Os mais machistas tratam-no por a Micas, muito por via dos seus tiques amaneirados e duvidosos… Ambiciona ser escritor e participar num concurso televisivo de cultura geral. O seu nome de baptismo (Micael) constitui um problema na prossecução desse intuito. Daí o pseudónimo que inventou: Ed Masiado. Foi ele quem criou o slogan do ginásio do Paulinho, que desde então o tem em conta de intelectual e que desde então, de alguma forma, o tomou como seu protegido. O seu primeiro conto, publicado na revista de um minimercado, foi sobre a vida de um kickboxer campeão que em casa levava porrada da mulher. As pessoas gostaram muito, sobretudo da ilustração – o conto, nem todos tinham tido tempo para ler.

Amélia, esposa de Paulinho. Bem nutrida de carnes, infatigável na ajuda ao marido na churrasqueira. Cresceu na Buraca, mudou-se para a Brandoa «para mudar de vida», como gostava de dizer quando à conversa com os clientes. Na adolescência, quando ainda morava na Buraca, era conhecida pela Buraquinha – Paulinho nunca quis investigar esse assunto a fundo. Aos três anos fora considerada uma promessa do Fado depois de ter vencido um concurso de Fado que passou na televisão apresentado por um senhor muito gordo e por uma senhora muito histérica. Com os anos, a voz de rouxinol esmoreceu e decidiu mudar de vida – como dizia, ironizando, decidira ir cantar para outra freguesia…; isto, portanto, ainda aos tempos da adolescência na Buraca.

Gabriel, o grande amigo do Paulinho. É com ele que vai aos pássaros todos os domingos de manhã. O Paulinho chama-lhe um anjo. O Gabriel devolve-lhe o epíteto – o Paulinho pergunta-lhe: o que é isso?… Os dois partilham a paixão pelos canários e pelo tunning.

Jardas, o amigo de sempre. Cresceu paredes-meias com o Paulinho. Dizem as más-línguas que os seus pais tinham em tempos sido pioneiros em Portugal naquilo das trocas de casais. Ai de quem lhes traga isso aos ouvidos. Fez os estudos primários com o Paulinho; revezavam-se na conta de piores alunos. No café gostam de lembrar as cenas maradas que fizeram nesses tempos. Brindam a isso com diversas bejecas. O Jardas tem vindo a preocupar mais e mais o Paulinho; «cenas maradas» com a bófia… e fica-se por aí no descritivo. Por diversas vezes tentou salvar o amigo do peito trazendo-o para o mundo do tunning. Em vão, o Jardas é mais mocas…

Pitty, o pitbull do Paulinho. «Um amor de cão, não faz mal a ninguém. Aquela vez que atacou a mulher foi porque ela se chegou perto demais. A outra em que espetou uma dentada num black foi só porque lhe cheirou a esturro; epá eles com as cores é assim, mas isso um gajo não pode fazer nada, é da alma dos animais.» Paulinho gostar de frisar no café, filosoficamente: «Só faz mal a quem lhe fizer, não é pior que os homens. Só não vai à bola com o Micas, mas isso a gente sabe porquê… Pode fazer-lhe festinhas, à vontade, à confiança, esteja descansada, não ataca crianças, só seu eu lhe dissesse».

Benfica. «Pá, foda-se, o Benfica, meu, o meu Benfica, campeãos, somos campeãos! Filhos da puta!»; «Ó Paulinho, atão, olh’ós clientes»…; «Quero lá saber, mulher, viv’ó Benfica!». O estabelecimento encontra-se pejado de pósteres.

~ por pedroteixeiraneves em Agosto 23, 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: