dublinesca – vila-matas vintage

É, ainda vai no adro o ano literário. Mas… mas já este Vila-Matas. Não um qualquer Vila-Matas, antes um vintage. Sim, a juntar a outros seus. Mas «Dublinesca» é um gozo. E um espelho; do mundo dos editores e dos escritores. Livro tchekoviano no seu lento e aparente nada dizer mas que tanto diz. Do romance, da sua arte, da arte de editar. Dos contentamentos e descontentamentos de Riba, da sua aziaga relação com os escritores que publicou. Dele consigo mesmo, dele à procura de si, dele espelho. Romance dentro do romance, vida dentro da vida e já fora dela. E tributo, homenagem, vénia: ao «Ulysses», a Joyce. E a tantos outros que Matas amou. É um livro cheio de livros, um livro que se intercciona com outros (grandes) livros. E com ideias dentro; distante pois de coisa gótica, na moda. Há ainda a Nova Iorque de todas as felicidades e o salto para a Irlanda, salto em grupo a desejo de um enterro, o da galáxia Gutenberg, num notável paralelo com excertos de «Ulysses». Nisto tudo, Vila-matas diverte-se, vira o enredo do avesso, enreda real e ficção, subverte as regras (que regras?) de uma qualquer cartilha de escrever — Vila-Matas é daqueles que se deve rir às gargalhadas quando ouve falar em workshops para escrita de romances. Riba, que toda a vida procurou um escritor genial. Só fico na dúvida se ao glosar tal ideia Vila-Matas não se terá nessa conta. E que tenha! Tão fartos de génios-de-trazer-por-casa andamos nós!

~ por pedroteixeiraneves em Março 1, 2011.

3 Respostas to “dublinesca – vila-matas vintage”

  1. Pedro,

    eu acho que ele se tem nessa conta de génio. Na entrevista que lhe fiz, às tantas diz mais ou menos que talvez seja o livro dele o que salva a actual literatura!

    abraço

  2. No creo haber dicho que mi libro va a salvar la literatura. No soy tan idiota.

    Enrique Vila-Matas

  3. Sem dúvida, nem a literatura nenhum nome há-de salvar. Mas que o seu livro me leva a crer que a literatura pode ser salva, isso sem dúvida. Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: